Disciplined Agile (DA) é um toolkit que ajuda na decisão de processos para gestão de projetos com approach ágil.

Esse toolkit fornece orientações para ajudar pessoas, equipes e organizações a otimizar seus processos de maneira sensível ao contexto. O Disciplined Agile é uma abordagem híbrida, que aproveita estratégias de várias origens, como Scrum, Kanban, LeSS, Lean, XP, e outras. A única abordagem que não está no contexto do DA é a preditiva, também conhecida como waterfall ou tradicional.

DA surgiu como uma organização independente no mundo de gestão ágil de projetos, e há cerca de três anos foi incorporada pelo Project Management Institute (PMI), dentro do esforço deste em cada vez mais trazer o ágil para o mundo PMI.

Não há uma prescrição única para a organização do trabalho no DA, ao contrário, o toolkit oferece uma grande combinação de opções.

O livro Choose Your WoW (Way of Working) é a principal referência quando falamos de Disciplined Agile. Nele encontramos as várias opções de trade-offs nos 21 Process Goals que compõem a estrutura básica do DA.

Seis ciclos de vida de projeto estão definidas no DA: Agile (baseado no Scrum), Lean (baseado no Kanban), Continuous Agile Delivery, Continuous Lean Delivery, Exploratory e Program.

O DA surge como um apoio de grande valia na seleção do modo de trabalho com Ágil, saindo um pouco da simples dicotomia entre waterfall tradicional e ágil, ao oferecer inúmeras possíveis combinações de composição de entrega de projetos.